Open Banking: Quem ganha é você! 

Não fique de fora dessa revolução! Open Banking é mais autonomia pra você!

 

Você já sabe o que é o Open Banking?


Open Banking significa “Sistema Financeiro Aberto” e, na prática, quer dizer que os bancos compartilharão as informações do consumidor por meio do seu consentimento, dando mais liberdade para a escolha das melhores soluções. A base do Open Banking, é a adoção de tecnologia padronizada que facilita a portabilidade de dados, aumentando o leque de ofertas para o consumidor. 


Para possibilitar o compartilhamento de dados, as instituições financeiras passarão a operar com a mesma API (Application Programming Interface), que é um conjunto de padrões para o acesso de vários atores a um aplicativo. Assim, todo o banco terá autonomia para desenvolver o serviço que quiser, mas todos  conversam com a mesma linguagem, por meio de um sistema integrado.


E quando começa o Open Banking?

Na verdade, já começou! 


O Cronograma está programado para funcionar em 4 fases, sendo que a primeira começou no dia 01 de fevereiro, ocorrendo apenas entre as instituições, com o compartilhamento padronizado de informações financeiras com o Banco Central.


A Segunda fase está marcada para iniciar em de 15 de julho, quando os consumidores terão controle para compartilhar seus dados com a instituição que desejarem. Lembrando novamente, que só ocorrerá mediante autorização.


A Terceira fase será a partir de 30 de agosto, quando consumidores terão acesso a serviços como pagamento e propostas de crédito, sem necessidade de acessar os canais das instituições financeiras com as quais eles já têm relacionamento. Na prática, os consumidores terão mais autonomia financeira para escolher.


A quarta fase será a partir de 15 de dezembro, com a ampliação do conceito de Open Banking, mais opções de dados que poderão ser compartilhados. 


Por que você não deve ficar de fora?


Com o Open Banking, você tem autonomia e liberdade sobre as suas próprias informações. Assim, será mais fácil receber diferentes ofertas e optar por diversos serviços.

Além disso, o sistema fomenta a competitividade entre instituições e, assim, ficará mais fácil para as pessoas e empresas contratarem serviços e migrarem de uma instituição para outra e, quanto mais competição, mais soluções inovadoras e personalizadas para você.

Por fim, o Open Banking traz muita comodidade: chega de burocracia! 


Meus dados estarão seguros?


Fique tranquilo, porque o compartilhamento será feito apenas com seu total consentimento, em ambiente seguro. Inclusive, se você teve algum problema com alguma instituição financeira, por exemplo, pode optar por não realizar o compartilhamento de informações com ela. A autorização terá validade de 12 meses, mas o prazo poderá ser alterado a qualquer momento.


Além disso, seus dados estarão protegidos pela LGPD e pela Lei do Sigilo Bancário, que proíbem o compartilhamento com instituições não participantes. Você também poderá cancelar o compartilhamento de dados a qualquer momento.


E para empresas, como funciona?


Funcionará da mesma forma: com muita transparência e proporcionando mais facilidade, liberdade e ofertas personalizadas a elas, não é incrível?!


O que devo fazer agora?


Por enquanto, deve ir pensando no assunto, mas guarde bem essa data: 15/07/2021, quando começará a próxima fase do open banking, você será consultado sobre o desejo de partilhar seus dados com outras instituições.

Aqui na Uniprime, a cooperação está enraizada desde sempre em nossos princípios e, agora, vamos cooperar também com outras instituições. Temos a absoluta certeza de que todos serão beneficiados, principalmente você!

Tem mais alguma dúvida? Entre em contato conosco!

 

 

 

Outros artigos